quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Campanha de vacinação antirrábica na Serra
Dias 14 e 15 e 21 e 22 de setembro
Das 7h às 18h

Você tem um bichinho de estimação? Se tem, fique atento. Neste final de semana e no próximo haverá vacinação gratuita contra raiva em cães e gatos do município. A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina acontecerá no dias 14, 15, 20 e 21 deste mês. A estimativa da equipe de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) é vacinar mais de 49 mil animais.
Para a campanha, serão montados aproximadamente 200 postos de vacinação e cerca de 285 pessoas entre vacinadores, motoristas, supervisores e veterinários vão trabalhar. A vacinação acontecerá das 7h às 18h e os proprietários dos animais precisam levar o cartão de vacina. Caso o morador tenha perdido ou simplesmente não tenha o cartão o animal é vacinado assim mesmo.
Existe também a vacinação de cães de rua. Estes animais geralmente são levados por voluntários.

Caso recente
O último caso de raiva registrado no município foi em 2006 num gato que se encontrava em observação no canil da Vigilância Sanitária.  Este animal veio a óbito e o exame foi positivo para raiva. Porém, o vírus foi contraído de um morcego doente.  
A Serra é a cidade com maior população canina e felina do Estado, estima-se que 61 mil cães vivem no município.  Destes 12.778 encontram-se em situação de rua ou de semi-domiciliação. Quando se fala de gatos o número é de cerca de 20 mil felinos. No caso, de felinos não se tem números exatos destes animais nas ruas. 

Confira a lista completa dos locais e a data em que a equipe
do VAS estará em seu bairro na tabela abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário