segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Saiba como detectar se o seu cão tem verme.

Lembre-se que é importante, procurar sempre um veterinário que indicará qual melhor tratamento/vermífugo para seu aumiguinho.

Verminose
A verminose é uma patologia muito comum em cães que pode ocasionar sérios problemas e até mesmo por em risco a vida do cão, dependendo do grau de severidade com que ocorre e da idade e estado em que se encontram.
Os diversos tipos de vermes em cães podem ser encontrados no intestino, coração, estomago, esôfago, pulmão e rins. Vermes em cães provocam irritação, infecção e destruição dos tecidos e mucosas dos órgãos onde se alojam devido a sua fixação; obstrução de vasos e dos órgãos ocos devido ao acumulo de parasitas; espoliação de células e substancias alimentares quando alojados no intestino onde retiram vitaminas e outros elementos vitais; além da ação tóxica causada pelas exotoxinas e endotoxinas que produzem.

Sinais de que seu cão esta com Verme
Aqui estão alguns sinais que podem indicar se seu cão esta com verme:
Vermes ou ovos visíveis nas fezes- Esta pode ser uma maneira comum de indicar se seu cão está com verme, porém existem vermes que não são visíveis.
Vermes visíveis na pele ou região traseira do cão – Alguns vermes específicos podem aparecer como pequenos segmentos se movimentando em determinadas regiões.
Raspar ou coçar a parte traseira – Se seu cão mostra sinais de irritação ao redor da traseira, isto pode estar acontecendo devido a vermes na região, porém isso também pode ser problemas relacionados a gândula.
Vômitos com vermes visíveis- se seu cão está com vermes, ele pode ser visível no vômito.
Estômago ou barriga estufada
Aumento de apetite, perda de peso e fraqueza
Diarréia com sangue
Pêlo sem brilho
Dor abdominal

Consulte sempre um veterinário!

 Por que seu cão pode ter vermes
Cães filhotes_ Existem vermes que se mantem como ovos adormecidos em cães adultos e não são removidos com medicação, quando a fêmea fica grávida estes ovos são ativados e infectam os filhotes.

Contato com sujeira contaminada -  Os ovos sobrevivem em locais sujos se o cão tiver contato com um local infectado ele vai ser contaminado.

Pulgas – Existem vermes que se instalam nas pulgas e essas pulgas infectam os cães.

Caça – Animais silvestres carregam vermes, se seu cão caça ou se alimenta de animais silvestres , provavelmente ele esta contaminado com vermes.


Qual o tipo de verme seu cão pode ter?
Sintomas e riscos de infecções causadas por vermes.

Vermes redondos – Pode crescer até metade de um pé de tamanho e se instala no intestino. São visíveis como  pequenos espaguetes, podem ser vistos nas fezes ecausam a barriga inchada.. Normalmente são um problema em filhotes.

Vermes em gancho – Este tipo de verme é fino, pequenoe se instalam na parede do intestino. Eles só são visíveis em microscópio. Esse tipo de verme causa sangramento e anemia.

Vermes em Fita -  Esses vermes são lisos e longos vivem no intestino. São visíveis a olho nu e parecem com grão de arroz.

Verme do coração – É o mais perigoso, e de difícil detectar, e se propaga através de um mosquito. Este tipo de verme prejudica a musculatura do coração e só é possível detectar através de exame de sangue.
O verme do coração pode ser fatal, os sintomas só aparecem depois de já ter causados danos ao coração.


Como ter certeza que seu cão não tem vermes
O melhor tratamento é a prevenção.
Cães com vermes devem ser tratados com medicamentos, essa é uma maneira eficaz de resolver o problema. É importante manter o cão com vermífugo regularmente como forma de prevenção.
Controle preventivo é a melhor maneira de controlar os vermes.
  
Quais os danos causados pelo verme à sua saúde
Os vermes de cães e gatos podem causar várias doenças aos seres humanos.
As principais doenças transmitidas ao homem pelos vermes dos animais são:

Larva Migrans Visceral: larvas de Toxocara se localizam em diversos órgãos como olhos e sistema nervoso central, causando graves lesões.

Larva Migrans Cutânea ou Bicho Geográfico: larvas do Ancylostoma causam dermatites com coceira intensa.

Hidatidose cística: larvas de Echinococcus formam cisto hidático em órgãos como fígado, baço e sistema nervoso central.

Vermifugação
A vermifugação deve ser uma prática constante, pois tem efeitos profiláticos e curativos.
O controle através de exames coproparasitológicos é recomendado para definição do melhor tratamento a ser seguido. Em filhotes é possível repetir a vermifugação a cada 40 dias em média, de acordo com a orientação do médico veterinário.

Lembre-se que algumas parasitoses de cães são transmitidas aos homens, portanto a vermifugação deve ser feita no mínimo 2 vezes por ano, durante toda a vida dos cães, não deixando de fazer o reforço da primeira dose, que pode ser em 15 ou 21 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário