segunda-feira, 4 de março de 2013


Como escolher o cão 
ideal para você!

O dono deve levar em consideração as características de cada raça (peludos, ativos, silenciosos, independentes) e conciliar com disponibilidade de tempo para dar atenção ao pet, tamanho do ambiente que o animal vai viver, entre outros fatores.
As pessoas optam por pets que refletem suas características e pelo o que as raças expressam, segundo pesquisa da Universidade de Bath, no Reino Unido. Por isso, se estiver na dúvida na hora de escolher uma raça de filhote, uma série de questões práticas devem ser colocadas em xeque para evitar arrependimento com a escolha do perfil do animal.

- Será que a raça requer escovação diária, terei tempo para fazer isso?
- Uma caminhada rápida irá deixá-lo satisfeito, em qual horário serão os passeios? - Ele vai se dar bem com os meus filhos pequenos? Será que latirá com frequência, incomodando os vizinhos?
Essas questões e outras devem ser respondidas antes ou enquanto o dono escolhe a raça de seu novo 'amigo' para garantir a saúde física e mental de humanos e cães.


Para auxiliar nesta escolha, veja abaixo 
algumas dicas de especialistas:

Peludos ou não
Todos os cães necessitam de escovação diária, porém os cães com pelagem média e longa exigem tosa e banho com maior frequência, o que envolve disponibilidade de tempo e verba no orçamento. Por outro lado, os animais de pelagem curta têm tendência a ter maior queda de pelos comparada a um animal de pelo longo.
Exemplos de peludos: Golden Retriever, Shih-Tzu, Yorkshire, Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire, Schnauzer, Chow Chow, Spitz Alemão, Sheepdog, Bernese Mountain Dog, Pastor de Shetland, Collie, Cocker Spaniel, Akita e Husky Siberiano.
Exemplos de pelo médio a curto: Beagle, Basset Hound, Bulldog Francês/Boston Terrier, Bulldog Inglês, Sharpei, Pug (mas requerem a limpeza das dobrinhas pelo corpo), Dachshund (Teckel), Boxer, Pastor Alemão e Pastor de Malinois.

Sedentários ou atletas
Apesar dos passeios diários serem recomendados a todos, algumas raças pedem donos mais ativos para que os pets possam executar parte da função para que foram desenvolvidos, ainda mais se viverem em espaços pequenos. São elas: Beagle, Fox Paulistinha, Buldog Francês, Whipet, Labrador, Golden Retriever, Borzoi, Border Collie, Pastor Alemão, Staffordshire Bull Terrier, American Staffordshire Terrier (Pit Bull), Italian Greyhound, Rotweiller, Dálmata, Bernese Mountain Dog e Boxer.

Apartamento ou casa
As raças de pequeno porte se adaptam melhor em lugares mais compactos. É importante que fiquem bem quando estão sozinhos e sejam sociáveis. Exemplos de cães para apartamento: Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Jack Russel Terrier, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Cocker Spaniel, Yorkshire, Spitz, Pastor de Shetland, Poodle e West Highland Terrier. Já os de maior porte, embora até possam se adaptar a apartamentos mais amplos, se dão melhor em casas.

Silenciosos ou latidores
Os cães latem por motivos distintos, os de guarda como sinal de alerta (Pastor Alemão, Schnauzer, PinScher, Rotweiller, Doberman), já os demais fazem isso para chamar a atenção do dono, por ansiedade, medo, solidão e tédio. Esse tipo de comportamento independe da raça. Sabe-se, no entanto, que cães como Shih-Tzu, Lhasa Apso, Husky Siberiano e Akita costumam ser silenciosos.
Independentes, mas nem tanto
Todos gostam de cuidados e carinhos de seus donos, mas algumas raças vivem bem sozinhas, portanto, são mais indicadas para pessoas que trabalham o dia inteiro. Exemplos: West Higland Terrier, Shih-tzu, Teckel, Lhasa Apso, Akita, Pug, Bulterrier, Malamute-do-Alasca, Husky Siberiano, Golden, labrador, Boxer, Beagle e Chow Chow.

Famílias grandes e crianças
Tem raças que são mais indicadas para crianças e outras que costumam eleger poucas pessoas da família como seus preferidos na hora das brincadeiras. Por outro lado, há uma série de raças altamente sociáveis que se dão bem como todos, inclusive com donos mais jovens.
Exemplos: West Higland Terrier, Shih-tzu, Teckel, Pequines, Lhasa Apso, Pug, Labrador, Golder Retriever, Cocker Spaniel, Boxer, Beagle, Terra Nova, Pastor Alemão e Poodle. Deve-se, no entanto, tomar cuidados com as raças menores, já que as crianças nem sempre têm noção de que podem machucar os pets com as suas brincadeiras. Entre as raças pouco afáveis aos pequenos: Chihuahua, Jack Russel Terrier, Pinscher, Spitz Alemão, Maltês e Yorkshire.

VALE LEMBRAR: 
VAMOS ADOTAR! COMPRAR NÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário